Prefeitura permite vala para jogar esgoto no Rio Sapato

Compartilhe a matéria

Absurdo o flagrante feito pelos moradores de Ipitanga hoje dia 05/02/2019, a prefeitura permitiu desobstruir a caixa de esgoto deixando criar um canal de esgoto residencial para despejar diretamente no Rio Sapato. A pergunta que se faz é: Cadê a SEMARH?

A SEINFRA fez uma nota para esclarecer o ocorrido:

Em relação a uma postagem equivocada que está circulando nos grupos, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura esclarece que ao contrário do que afirma o denunciante, o servidor – que havia sido chamado para desobstruir uma rede – não só flagrou as ligações clandestinas de esgoto na rede de drenagem pluvial como adotou de imediato as providências cabíveis.
O servidor atendia solicitação de número 19/2019, protocolada pelo morador Carlos Alberto Oliveira da Silva no dia 04/01/2019, da Rua Vereador Martiniano de Santana, em Ipitanga, requerendo a desobstrução na rede de drenagem pluvial local.
Na execução do serviço foi verificada a existência de lançamentos irregulares de esgoto. Diante da situação, a SEINFRA solicitou à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH a averiguação e notificação das ligações irregulares. O serviço solicitado está previamente suspenso até que as averiguações sejam concluídas.
Reafirmamos o compromisso da gestão com o meio ambiente e o empenho que vem sendo feito para a implantação de um sistema de esgotamento sanitário, já em execução pela Embasa. Enquanto esse sistema não é concluído, todos os imóveis devem ser dotados de sistemas individuais (fossas sépticas ou outros). A interligação à rede pluvial se constitui em infração prevista no Código de Posturas do Município punido com multa.

Vejam abaixo os vídeos e tirem suas conclusões:

Nota da Ami Ipitanga

Endereço: Rua Professor Newton Nascimento, transversal à Ana Maria de Oliveira Maia.

De um lado, moradores que sofrem com alagamentos em época de chuva. Do outro, a Seinfra com uma obra de drenagem para solucionar o problema, encaminhando a água de chuva para o Rio Sapato. Entre eles, moradores que ligam seus esgotos na rede de água de chuva ao invés de destiná-los à sua fossa-sumidouro. Resultado: MAIS CONTAMINAÇÃO PARA O RIO SAPATO QUE JÁ VIVE EM ESTADO CRÍTICO!
.
Por que a Seinfra não assegura antes da obra que os moradores tenham um destino para seus esgotos? Por que a Seinfra, vendo que está sendo conduzido esgoto para o Rio não identifica e pune quem está ligado indevidamente à rede? .

A Prefeitura mostra através da Semarh que está tentando despoluir o Rio, enquanto que a Seinfra fomenta sua poluição.


.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *