O verão vem aí: como cuidar da pele negra durante a estação

Compartilhe a matéria

Não se engane, maior produção de melanina não quer dizer menos necessidade de cuidados

Beautiful woman looking at the sunset in the sea

O verão, tecnicamente, só começa dia 20 de dezembro. Apesar disso, em várias partes do país, o clima já tem começado a mudar e o sol mostra que veio para ficar. Durante a estação, é importante lembrar dos cuidados contra os raios solares, independentemente do tom e tipo de pele.

 

Ainda existem muitas ideias erradas a respeito da pele negra. Falsas informações de que esse tom de cútis não precisa de proteção contra o sol e é menos propenso a manchas continuam circulando. A dermatologista Andréa Sampaio reforça a necessidade de bloquear os raios ultravioleta e ensina algumas dicas.

“Os cuidados específicos para pele negra devem contemplar um bom filtro solar, com FPS 30 pelo menos, para evitar surgimento de manchas como melasma e hipercromias residuais”, diz a médica. Além disso, Andréa recomenda hidratante leve no verão para não pesar a pele e produtos antioxidantes.

Pela boa produção de melanina, pessoas com tons negros tendem a ter mais oleosidade no rosto e mais propensão para desenvolver manchas pelo corpo. “No verão, o controle do sebo deve ser otimizado para prevenir acne e marcas”, afirma. Preste atenção na pele e, se necessário, lave a face mais vezes ao dia.

Ao se preparar para um dia de praia ou piscina com bastante exposição ao sol, a dica é apostar no filtro solar e em outros acessórios. Ficar um pouco na sombra, usar chapéus ou bonés e reaplicar protetor com bom FPS são recomendações essenciais para curtir o verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *